home / serviços / procedimentos
PROCEDIMENTOS
Capsulotomia com Yag-Laser
Durante uma cirurgia de catarata, o médico oftalmologista implanta uma lente intraocular artificial no olho do paciente para promover correção visual. Meses ou mesmo anos após a cirurgia, pode ocorrer alguma opacificação desta lente, sendo necessária sua ‘limpeza’. A Capsulotomia à laser é o procedimento realizado para ‘limpar' a lente artificial. É indolor e com rápida recuperação.
Preparo do procedimento:
É necessário dilatar a pupila do paciente. Além disso, por se tratar de um procedimento com muita exposição luminosa, a visão do paciente ficará embaçada por algumas horas, sendo necessária a presença de acompanhante.
Fotocoagulação com Laser
A Fotocoagulação com Laser é um procedimento realizado para tratar alterações na retina. Após uma anestesia tópica (com colírios), o médico oftalmologista projeta no fundo do olho do paciente um feixe de laser, auxiliado por uma lente que fica adaptada no olho do paciente. É esta lente que permite a focalização adequada das lesões a serem tratadas. A aplicação do laser pode ter vários objetivos, como por exemplo impedir o crescimento de vasos sanguíneos anormais, promover uma adesão da retina à parede do olho evitando seu descolamento ou mesmo diminuir o inchaço na porção central da retina – o edema macular.
Em alguns casos, uma quantidade maior de laser é necessária para o tratamento das lesões. Nestes pacientes, uma anestesia local (aplicada na pálpebra pelo médico anestesista) é recomendável no início da sessão, e evita que o paciente sinta dor ou mesmo desconforto.
Preparo do procedimento:
É necessário dilatar a pupila do paciente. Além disso, por se tratar de um procedimento que focaliza muita energia luminosa na retina, a visão do paciente ficará embaçada por algumas horas, sendo necessária a presença de acompanhante. Nos casos em que a anestesia local esteja planejada, um jejum de 4 horas será prescrito no pré-operatório.


