Diabetes e suas Complicações

O diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos dos olhos. Um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, que é a reagião conhecida como "fundo de olho", causando estreitamento e em alguns casos bloqueio dos vasos ocasionando deformidades conhecidas como microaneurismas. Esses microaneurismas, rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina. Existem duas formas de retinopatia diabética: exudativa e proliferativa, em ambos os casos ela pode levar a uma perda parcial ou total de visão.

A retinopatia diabética exudativa, ocorre quando há hemorragias, e a gordura afeta a mácula, que é necessária para a visão central, usada para a leitura. Já a proliferativa, surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, criando novos e frágeis vasos anormais, chamados de "neovasos". Estes por sua vez também podem sangrar e proliferar para o interior dos olhos, causando graus variados de destruição da retina. O que também pode ocasionar a cegueira em consequência de um deslocamento da retina.

Os tratamentos preventivos podem ser desde um tratamento correto do diabetes, com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina, prescrito pel seu médico do endocrinologista, ou pode-se utilizar a fotocoagulação por raio-laser, em que pequenas áreas da retina doente são cauterizadas na tentativa de prevenir o processo de hemorragia.

Compartilhe...

DESTAQUES
POSTS RECENTES
ARQUIVO HOP
PROCURAR POR TAGS
SIGA O HOP
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Basic Square

@2015 by BP Comunicação

Visite-nos

Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Palmas - TO

Ligue e agende sua Consulta
Hoje mesmo!

63. 3219-9700

LIGUE

Tel: 63. 3219-9700

Fax: 3214-2372

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle